Yesterday by Iel

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Meu grande amigo



Este ano perdi meu grande amigo, meu primogênito, meu primeiro sonho de mãe. Perdi meu confidente, meu artista, meu talentoso pianista. Perdi quem ouvia pacientemente meus lamentos e quem me acalentava quando eu chorava. Por causa dele  me interessava por campeonatos de xadrez, jogos de futebol, concertos de piano e partituras.
Este ano perdi grande parte de minha razão de viver e me revoltei. Pedia mais... Mais progresso, mais vitórias, mais alegrias. Perdi tudo... Perdi você  e ganhei tristeza e derrota.
Sempre me considerei do bem e por isso mesmo de início não queria acreditar. Acho que não  merecia. Muito menos você que sempre foi tão bom e doce.  Me senti duramente traída e injustiçada. Me revoltei....
Questionei valores... Chorei rios de lágrimas... Vi a dureza da vida como jamais havia visto. Passei a rever conceitos a pensar que nada valia nada. Tentei obter uma resposta, um por quê. Não obtive resposta pensando nos fatos. Perguntei  a Deus no íntimo do meu ser. Passei um “carão” nele. Afinal onde Ele estava na hora que meu amado filho se foi e nos deixou aqui desesperados e sem ação.
Me perguntei diversas vezes sobre a existência de Deus. Tive dúvidas. Tive muita pena do meu filho, do meus esposo, dos meus outros filhos  e também tive pena de mim mesma,  por estar tão perdida e tão sem norte.
Procurei a resposta às minhas perguntas lendo a bíblia. Comecei a ler a bíblia diariamente e na sequência, desde o antigo testamento, coisa que jamais havia feito.
Li uma reportagem em que  Albert Einstein criticava a bíblia por considerar as histórias ali relatadas ingênuas. Mas mesmo sendo considerado gênio, nem tudo que ele diz pode ser considerada verdade absoluta. Ele descobriu leis fundamentais da física mas como qualquer um de nós foi humano e, portanto, longe da perfeição.
Stephen William Hawking, é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade.  Em recente documentário sobre a origem do universo e a existência de Deus ele afirma que não necessariamente existe um Deus que criou o universo e que o universo pode ter surgido do nada.
Ele contesta assim que alguém ou algo iniciou tudo o que existe e que está portanto no comando. Assim como o universo é infinito e inexplicável para nós simples mortais, não acho que qualquer ser humano, por mais iluminado que possa parecer, tenha explicação para tudo.
Além disso, viver sem acreditar em Deus, principalmente após experimentar o que experimentamos, torna a vida bem mais difícil pois perde-se o principal argumento para viver. Tolhe-se a esperança de uma vida e um encontro futuro. Mesmo assim existem pessoas que vivem assim, sem acreditar em um ser superior que tudo comanda e nos ama infinitamente.
Tentando provar por contradição, que é como se constroem os teoremas, vamos supor então que seja verdade, isto é, que estamos largados à própria sorte e que não existe nada nem ninguém no comando, ninguém vai nos cobrar nada, nem nos olha. Então temos um incentivo para não obedecer regras, nem ajudar ninguém o que tornaria o mundo ainda mais difícil de conviver e sem sentido.
Mesmo assim, se Deus não existisse, se morremos e fim de linha, então somos nada, somos ninguém e tudo que existe e toda beleza da natureza seria fruto de uma coincidência celular e tudo que acontece é por acaso inclusive nós próprios.
Se somos apenas o resultado de uma enorme coincidência, assim como qualquer ser vivo, somos ninguém. Ainda assim, insistimos em amar, esse sentimento que surge do nada e que é inexplicável e que nenhum outro ser vivo consegue sentir. Oppaa!!! Eis uma contradição! Não somos como qualquer outro ser vivo, somos diferentes porque amamos. Por amor somos capazes de dar a própria vida. Nenhum outro ser vivo faz isso!
Mas será que estamos mesmo sozinhos?  Nascemos, vivemos e só como qualquer planta ou animal? Bem já provamos que não somos como qualquer planta e animal porque o amor nos diferencia dos demais. Isso provavelmente nos assemelha a um ser mais complexo e superior.
Mas se não é possível comproivar com a nossa parca inteligência que Deus existe, fica impossível provar que Ele não existe.
Ademais será que tantas mentes que se dedicaram durante toda a vida e ao longo de séculos e séculos são uns desvairados? Homens e mulheres considerados cultos estudaram e estudam e acreditaram e acreditam na existência de Deus no comando e na sua presença em seus caminhos.Então porque não acreditar?
Hoje se comemora o dia da vinda do filho de Deus. Ele nos trouxe esse alento, fez milagres e ainda faz, quando assim Deus permite. Não precisa de maior prova do que isso.
O evangelho pode ter sido escrito em um tempo de tradições e lógicas diferentes da que hoje vivemos mas seus ensinamentos são validos para qualquer época e nos restauram e dão alento.
Jesus, o filho de Deus, esse Deus tão duvidado e questionado até hoje, é na verdade nosso maior consolo. Ele viveu e veio até nós “do nada” como diria Hawking. Mas nada pode ser tudo pois o Universo existe. E Deus é maior do que a nossa frágil compreensão.
O filho do próprio Deus é o nosso presente e esperança. Graças a Ele temos razões para viver e temos a quem agradecer a existência do Universo.
Mas a verdade é que perdi meu grande amigo este ano. Porém o tempo é só uma convenção e assim como o espaço é infinito, infinito é meu amor por ele. Prefiro acreditar que meu grande amigo está feliz na companhia do maior de todos os Amigos.

Eveline Barbosa Silva Carvalho, mãe do Iel


4 comentários:

Anônimo disse...

Professora, que brilhante reflexão! Sensacional! Com certeza, quando a senhora escreveu esse texto, estava sendo guiada pelo próprio Deus! Estou sempre rezando pela senhora! Deus lhe abençoe!Um abraço da sua aluna Ana Roberta!

Anônimo disse...

EVELINE,SOUBE PELA MARTA TEREZA DA SUA PERDA E SEU BLOG. FOI UM CHOQUE,NÃO SEI ONDE EU ESTAVA QDO ACONTECEU.ACHO QUE VC SABE QUE EU TB PERDI MINHA FILHA QUERIDA HÁ QUASE 6 ANOS,E NÃO DA PARA EXPLICAR COMO TEM SIDO VIVER SEM ELA.ELA ERA MINHA ALMA GEMEA,COM CERTEZA!NOS DAVAMOS MUITISSIMO BEM,COMO VC E SEU FILHO PELO QUE EU SENTI NAS SUAS PALAVRAS.A GENTE APRENDE SIM A VIVER SEM ELES PERTINHO;HOJE SEI QUE ELA ESTÁ NUM LUGAR LINDO AO LADO DE DEUS,E QUE OLHA POR NÓS,E MAIS SEI QUE VOU VE-LA DE NOVO E ELA VAI ME EXPLICAR BEM DIREITINHO O PORQUE DE ELA TER IDO TÃO CEDO(SÓ 23 ANOS)SEM ME PEDIR PERMISSÃO.
EU QUERO QUE VC CONTINUE COM ESTA FORÇA E LHE DESEJO MUITA PAZ.UM GRANDE ABRAÇO,VALÉRIA ANDRADE.

Angel mom disse...

Querida, obrigada pelo comentário.

Angel mom disse...

Querida Lela, quanto tempo! Obrigada pelo comentário. Tem sido bem difícil e é bom saber que vou aprender a viver sem ele pertinho. Estou tentando. Na verdade esse blog é parte desse processo. É onde registro minhas buscas e minhas conclusões. Para minha suspresa vejo que várias pessoas de várias partes do mundo acompanham semanalmente este blog. Desejo também para você muitas paz. Descobri de fato que isso é o que mais importa. Um beijo linda e querida Lela. Fique com Deus.