Yesterday by Iel

domingo, 2 de setembro de 2012

Domingo



Domingo
Domingo é considerado o primeiro dia da semana e a palavra é originária do latim “dies Dominicus”, que significa "dia do Senhor".  Meu anjo chegou e deixou essa terra em manhãs do “dia do Senhor”.

Os domingos agora são dias difíceis para mim e para o meu esposo porque nos lembramos do nosso sofrimento no dia de sua partida. Mas é curioso que nunca nos lembramos da alegria de sua chegada!

A nossa memória é muito curta, que só nos lembramos das coisas que consideramos ruins e nunca nos lembramos de quantas vezes Deus nos livrou dos perigos e das ameaças.

Começei a me lembrar de um assalto à mão armada que sofri com a minha filha enquanto dirigia o carro, dos quatro acidentes de moto que o meu marido sofreu, da virada na estrada em que o carro capotou e que a nossa filha foi jogada seis metros, do raio que chegou tão próximo ao nosso filho do meio que balançou os fios do poste vizinho ao local em passava... Sem contar as inúmeras vezes que não soube que na verdade estava tendo o livramento. Coisas assim acontecem com todas nós amigas e amigos de dor.

Se Deus permitiu que os nossos anjos partissem agora é porque as suas missões estavam cumpridas aqui na terra e eles continuam outras missões  “do outro lado do caminho” como diz a oração atribuída a Santo Agostinho:

“A morte não é nada. 
Eu somente passei
Para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
Que vocês sempre me deram,
Falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
No mundo das criaturas,
Eu estou vivendo
No mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene
Ou triste, continuem a rir
Daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
Como sempre foi,
Sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
Ou tristeza.

A vida significa tudo
O que ela sempre significou,
O fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora de seus pensamentos,
Agora que estou apenas fora
De suas vistas?

Eu não estou longe,
Apenas estou
Do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
A vida continua, linda e bela
Como sempre foi.”

Nossos anjos continuam junto a nós porque o amor não acaba nunca. No caso do meu anjo, ele mergulhou e ancorou no mar do céu onde está agora junto ao Pai mas, ainda assim, bem perto de mim. Simplesmente: do outro lado do caminho.

Um comentário:

Débora, mãe de Tauane disse...

Querida Eveline!
Que texto lindo e enriquecedor! Realmente, temos livramentos que nem nos damos conta. E se o que nos aconteceu ( a partida dos nossos filhos) aconteceu, é porque suas missões estavam cumpridas aqui na terra. Muito lindo mesmo.
Sabe, interessante a coincidência de Gabriel ter nascido e partido num mesmo dia. Minha Tauane também nasceu numa quinta feira e partiu numa quinta feira.
Fica com Deus amiga. Um forte abraço pera você.