Estoicismo é uma escola filosófica que surgiu na Grécia antiga e teve grande influencia na Roma antiga. Ela prega que podemos alcançar a paz interior e a resiliência por meio da razão (racionalidade).
Mas como?
- focando no que podemos controlar e não se importando com o é externo e que portanto não controlamos!
Acredito ser essa a chave para ressignificar nossas vidas após o acontecimento de evento inesperado e arrasador que muda para sempre nossos pensamentos e açoes.
Sei que a perda de quem amamos, em especial filhos, em geral vem recheada de sentimentos de culpa e de arrependimento pelo que achamos que poderíamos ter feito para evitar. Isso é ilusão que machuca e que nos impede a paz! Não temos controle pelo ocorrido, porque se de fato tivéssemos teríamos evitado.
Esse fenômeno acontece em varias situacões do cotidiano e até no mercado financeiro! Mas o fato é que depois de acontecer algo ruim temos a impressão de que poderíamos ter o controle e ter evitado! Isso não é verdade mas funciona para tirar a nossa paz!
Não adianta! Sejamos como o estoicista Sêneca: eventos externos e que não controlamos não nos devem atingir. Cultivemos a sabedoria usando a razão, tenhamos moderação e autocontrole em nossas ações e pensamentos, vivamos em harmonia com a natureza, com bondade para com as pessoas e, principalmente, tenhamos foco no no presente!
Fazendo assim fica mais fácil conquistar a paz. E, no nosso caso, a paz é irmã da felicidade. Porque ter paz para nos significa não se revoltar e ser grato pela nossa vida e pela vida que tivemos a alegria de ter.
Assim quando alguém perguntar: Como você está? Podemos responder: Estou em paz!
Viva Sêneca!
Referefencia: Sêneca "Sobre a Brevidade da Vida"
Nenhum comentário:
Postar um comentário