Yesterday by Iel

sábado, 19 de janeiro de 2013

Resignação com Resiliência



Resignação com Resiliência

Resignação significa se conformar placidamente à nova realidade. É fato que se conformar com situações não é uma atitude típica de quem sempre foi à luta: no trabalho, estudo, doença ou por qualquer outro propósito ou situação.
Mas diante do que hoje temos, o mais racional é a resignação que, como me falou uma sábia amiga, é bem mais profunda do que a aceitação. Mas não apenas resignação. É resignação com resiliência.
Resignação remete a uma situação de se curvar diante de um fato que nos danifica internamente. Precisamos ir além disso para conseguir reagir. Precisamos de resiliência.  Como uma vara de salto em altura, nos vergamos até o nosso limite e não podemos nos quebrar para ser possível retornar à forma original, dissipando a energia acumulada que permite o lançamento.
A resignação tem um “quê” de acomodação que é importante dado que o fato ocorrido é imutável. Mas é também fundamental a resiliência que leva a uma reação. De fato, se todas as forças da natureza concorreram e se Deus, que tudo pode, permitiu que nossos amados partissem antes de nós, a resignação com resiliência é a estratégia para encontrar um novo caminho e assim conseguirmos viver em paz e prosseguirmos a caminhada.
Se para tudo existe um propósito, de nada adianta a revolta, a raiva, a amargura ou ressentimento que às vezes se nos aparecem revestidos de uma capa de saudade. Saudade deve ser algo bom e não ruim. Ninguém tem saudade de uma topada, ou de uma dor de barriga. Temos saudade de uma viagem emocionante ou de uma agradável reunião com pessoas queridas.
Diante de algo tão devastador que nos aconteceu, é fundamental cultivar a fé em Deus principalmente porque a fé ajuda a obter a resignação com resiliência e concede a esperança de um reencontro em um futuro próximo.
Nossos filhos estão bem junto à Torre Fortificada “O  nome do Senhor é Torre Fortificada à qual o justo se acolhe e está seguro” Provérbios 18:10.
Nós sim é que precisamos nos fortalecer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eveline eu sou a Vitória, mãe do anjinho Arthur, ja sou muito grata a ti, eu realmente estava revoltada com Deus, estou muito comovida com a nossa história e grata por você me responder, eu não a conheço como pessoa, mas somos filhas do Criador e pela semelhante dor eu te amo como irmã. Não sei se podes intender-me, mas é o que sinto neste momento. Não ha mais palavras para expressar minha dor e gratidão a não ser...Resignação com Resiliência!
E fiquemos com Deus.

Angel mom disse...

Obrigada Vitória!E não se esqueça: o anjinho Arthur sempre estará com você ajudando e iluminando seus caminhos. Muita paz, aquela que Cristo nos deixou!

Anônimo disse...

Oi Eveline, sou Vitória, mãe do anjinho Arthur, hoje dia 29 faz uma semana que o amorzinho da minha vida se foi, e daqui a dois dias faço 25 anos, sinto-me muito mal, eu não paro de pensar nele e sofro muito mais quando penso, por favor, diga-me algo, qualquer coisa, peço que Deus me de força, mas ainda estou muito fraca, ontem achei uma fraldinha do meu principe e dói muito...
Fiquemos com Deus.