Yesterday by Iel

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia da Saudade

O dia de hoje não deveria ser chamado dia de finados. Finados se refere a fim. De fato, no dicionário o significado de finado é: morto, falecido, defundo. Por sua vez morto e defundo é: que deixou de viver, desvanecido, sucumbido, esquecido, inerte, entre outros sinônimos. Já, a palavra falecido, aparece no dicionário com o significado de falhar, escassear. Está tudo errado! 
Nos Estados Unidos existe o memorial day, feriado nacional semelhante ao nosso "finados" mas com denominação, a meu ver, bem mais apropriada.
O dia de hoje é o dia dos que nos precederam e deveria ser chamado de dia da saudade. Isso daria uma real noção de quão finita é o nosso limitado tempo nessa vida. E esse lembrete é muito importante para os que ainda não entenderam que não são eternos. Aqueles que hoje homenageamos apenas foram antes de nós "para o outro lado do caminho". E, daqui há pouco, iremos nós. A certeza está na bíblia:
"A vida dos justos está nas mãos de Deus...Aos olhos dos insensatos, aqueles pareciam ter morrido, e o seu fim foi considerado como desgraça. Os insensatos pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento, mas agora estão na paz. As pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena, mas esperavam a imortalidade... receberão grandes benefícios, porque Deus os provou e os encontrou dignos dele... Os que nele confiam compreenderão a verdade e os que lhe são fieis viverão junto dele no amor, pois a graça e a misericódiia estão reservadas para os seus escolhidos." Sabedoria 2-3. 

Ou seja a morte não é o fim, eles apenas nos precederam em uma nova vida!
 

2 comentários:

Débora, mãe de Tauane disse...

Querida, concordo plenamente com suas palavras. É exatamente assim que vejo. O dia de finados é um termo erroneo, dia da saudade seria muito mais conveniente. Este é o meu primeiro ano sem minha filha, portanto esta data vivi pela primeira vez, porém, não a considerei, pois pra mim não faz sentido. Não quis ir ao "Campo Santo", vou sempre, mas não naquele dia. Pois minha filha nõ é finada, muito pelo contrário, está mais viva do que nós que ainda estamos neste mundo mal, pois já alcançou a vida eterna.
Nossos filhos serão sempre lembrados como alguém que apenas ascendeu à um lugar preparado por Jesus, estão felizes e vivem eternamente e que um dia, pela graça de pai nos reencontraremos? Crês tu nisto?
Um abraço carinhosos, Débora Sampaio.

Angel mom disse...

Querida, gostei muito do seu comentário!Acredito firmemente que nossos lindos filhos estão bem felizes em um lugar lindo junto ao Pai. Mas também estão bem vivos dentro de nós,são luz e nossos embaixadores no Céu. um beijo querida