Yesterday by Iel

domingo, 28 de outubro de 2012

Tudo é uma questão de escolha




Diante de um fato ocorrido, não tempos a opção de mudar, mas podemos escolher como viver daí por diante. O que nos feriu tão profundamente é imutável e inesquecível e por isso mesmo funciona como uma restrição em nosso viver. Mesmo assim, podemos escolher como viver.
Podemos sobreviver de forma amargurada, maximizando nossa insatisfação ou podemos tentar maximizar a utilidade do tempo de que dispomos apesar do sofrido golpe. Tudo é uma questão de escolha. Tais escolhas, apesar de parecerem solitárias, não são. Elas afetam a todos que estão ao nosso redor e podem prejudicar ou melhorar a vida de muitos.
Se optamos,  pela primeira forma de agir, ou seja de deixarmos que a tristeza nos consuma,  estaremos cultivando o isolamento,  ressentimentos e vivendo eternamente em um vale de lágrimas. Essas lágrimas afetarão quem está a nosso redor, embaçando não só a nossa visão mas a visão de vida dos que nos cercam.
Mas se optamos pela segunda escolha, ou seja, a de tentar reagir e fazer uma limonada do limão que se nos apresenta. Seremos estímulo e modelo para muitos e assim certamente estaremos contribuindo na construção de um mundo menos triste. O cultivo da fé em Deus ajuda na opção pela escolha mais racional.
“Só por hoje eu não quero mais chorar.
Só por hoje eu espero conseguir aceitar o que passou e o que virá.
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz."
Renato Russo

Nenhum comentário: