Essa palavra, saudade, em português, tem um significado muito especial, amplo e profundo.
Saudade traduz bem um sentimento igualmente especial, amplo e profundo.
Outros idiomas não têm palavras que consigam captar essa amplitude e diversidade de sentimentos que a saudade representa.
Saudade é uma palavra traduzida para a língua inglesa como longing. Mas longing é desejo, anhelo, em espanhol, désir em francês.
Em inglês, saudade, também é traduzida como nostalgia. Mas nostalgia é homesickness. Saudade também pode ser traduzida como yearning que também é desejo ardente ou missing que é lost ou perdido.
Saudade, a palavra assim falada em todos os países de língua Portuguesa, representa tudo isso junto e muito mais.
Saudade é desejo de rever, é uma vontade ardente ter novamente, é sentir falta, é se sentir perdido porque perdeu, é querer tudo de volta, é sentir o coração sangrar, é sofrer e chorar.
Mesmo assim, apesar de tudo, ter saudade significa que foi tão bom que não deveria, nem pode ter fim. Por isso vem a saudade que representa a gratidão de ter vivido e a vontade de reviver.
Várias músicas brasileiras famosas falam de saudade: Chega de saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Saudade de minha terra” (Goiá/Belmonte), “Ainda ontem chorei de saudade” (Moacyr Franco)...
Tem uma famosa música cantada por Roberto Carlos que diz:`...você é a saudade que eu gosto de ter...`.
Eu não gostaria de sentir saudade porque só se tem saudade do que já passou e eu não queria! Mas a saudade resgata o passado e o trás para o presente. Por isso é bom sentir saudade de um amor eterno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário