Yesterday by Iel

domingo, 10 de junho de 2018

Racionalmente, sem arrependimentos



Nunca pensei que pensar sobre que atitudes são ou não racionais daria premiação.
Mas foi exatamente o que aconteceu em 2017. O ganhador do prêmio nobel em economia, Richard Thaler, estudou por anos decisões que fogem aos padrões.
De acordo com a teoria econômica pessoas racionalmente objetivam maximizar sua satisfação e querem sempre mais e o melhor para si.
Esse axioma da teoria econômica é facilmente violado quando se é mãe: escolhemos sempre e em qualquer situação maximizar a satisfação de nossos filhos em detrimento da nossa própria e queremos sempre mais e o melhor para nossos filhos. Ficamos em segundo plano com alegria.  
Quer uma prova? Qualquer um de nós, seria capaz de dar  uma perna, um braço, qualquer outro órgão ou a própria vida por nossos filhos, se houvesse essa oportunidade de escolha.
De acordo com a definição de racionalidade, decisões assim são ilógicas e insensatas, porque se afastam da razão, da racionalidade.
Dan Ariely, outro autor atual de sucesso na área de comportamento, certamente chamaria atitudes assim de irracionais, a julgar pelo título de seu famoso livro Previsivelmente irracional.
Mães escolhem, previsivelmente, sempre o melhor para seus filhos. Mas seria isso irracional?
Definitivamente não! Existe uma lógica por trás dessas escolhas previsíveis a favor de filhos. É possível que a justificativa esteja em fatores biológicos ou psicológicos, afinal filhos vieram de suas mães ou foram escolhidos por elas (no caso de adoção). Não importa: a preferência das mães (e da maioria dos pais) pelos filhos, independente, da escolaridade, renda ou qualquer outro fator, é perfeitamente racional.
Tenho certeza que todas as mães e pais que lêem esse blog regularmente teriam escolhas assim: contrárias às expectativas da chamada racionalidade. Alguns filhos também dariam a vida por seus pais. Isso foi testado em uma pergunta realizada em um questionário de pesquisa a alunos de uma universidade. Mais de 65% dos alunos responderam ser capazes de dar a própria vida por seus pais.
Surpreendende? Sim! Irracional? Não! Essa é uma escolha baseada em valores não captados por modelos matemáticos, mas completamente racionais.
Sendo assim, não faz sentido cultivar sentimentos de arrependimento ou culpa. Se o que ocorreu tivesse como ser evitado, teria sido, dentro da nossa racionalidade.


Nenhum comentário: